Pular para o conteúdo principal

PARA REFLETIR ..........

O SENTIMENTO DE LUTO É O ÓDIO DA PERDA



Perdas.

O luto é uma reação normal, fisiológica, psicológica, com começo, meio e fim.
Quando perdemos alguém que se ama, passamos por um estado de muita dor psíquica: revolta natural, raiva, ódio e dizemos: porque fizeram isto conosco, porque Deus tirou a vida da pessoa, enfim, interpretamos a perda como um fato contra nós.

Essa atitude é de negação, de recusa a não reconhecer que a morte se impõe como realidade, não é contra ninguém.

Do mesmo modo reagimos com indignação quando vemos que alguns dos nossos desejos, projetos, sonhos, não se realizam.

Viver nossos lutos é ter humildade para perder, para sobreviver essa dolorosa experiência: daí o luto ter um tempo adequado para nos refazermos do trauma.

Como isso pode ser possível?

Chorando, entristecendo e lembrando das situações boas que passamos com a pessoa que se foi, assim como nos acostumando que uma saída para fazer o luto é ter a pessoa dentro de nós.

Só se consegue atravessar o luto aquele que pode carregar em seu interior, dentro de si, a pessoa amada e ter saudade dela.

A saudade é uma palavra que só existe na língua portuguesa, é um sentimento triste mas integrado para se preencher a falta de alguém ou de alguma coisa.

É na saudade que lembramos, que recordamos o bom que alguém nos foi, e paulatinamente vamos retendo na memória a imagem de uma pessoa viva.

Aquele que perdemos se mantém vivo dentro de nós, caso o amor tenha predominado nessa relação.

Com isso, quero frisar que podemos atravessar essa turbulência sem transformar o luto em depressão ou melancolia.

A depressão é o ódio à perda.

A depressão é a impossibilidade de saber perder, ainda que isso seja doloroso. Existem pessoas que se revoltam, que não admitem a falta, que reagem com furor e raiva.

E desenvolvem uma atitude de recusa à realidade.

Perdem o sentido de viver, não encontram mais força para refazerem sua vida e terminam por pautarem sua existência com queixas, lamentos, revolta e um sentimento de apatia permanente – estamos diante de uma depressão grave ou melancolia.

Necessitam de uma psicoterapia e não muito infreqüentemente, de um tratamento com antidepressivo.

Em resumo: depressão é realmente ódio à perda.
Carlos A. Vieira

FONTE: http://saintgermanchamavioleta.blogspot.com/2011/11/o-sentimento-de-luto-e-o-odio-da-perda.html

Comentários

  1. Olá, amiga, me identifiquei muito com esse texto. Quando perdi meu marido passei por tudo que que é descrito nesse texto. Cheguei a depressão, tratei, melhorei, mas continuo como se a vida tivesse acabado pra mim também.
    Um beijo pra você.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu recadinho me deixa muito feliz....
Obrigadooooooooooooo

Postagens mais visitadas deste blog

PINTURA EM TECIDO COM STENCIL

MEU SORTEIO DE NATAL 25/12....

Queridas amigas, Estou realizando um sorteio DE NATAL para todas as minhas seguidoras. O prêmio será 1 CAMINHO DE MESA PINTADO por mim e que vou escolher com muito carinho para você. O sorteio será no dia 25/12 dia de NATAL e as inscrições poderão ser feitas até o dia 24/12. Regrinhas para participar: - Seguir o meu blog na caixinha dos seguidores ao lado. - Morar ou ter endereço de entrega no Brasil. - Divulgar o sorteio em Rede sociais,  no blog ou Facebook E DEIXAR O LINK. - Preencher o formulário abaixo E BOA SORTE....   Loading...

CAMINHO DE MESA - GALINHA ALEGRE