RecadosOnline - Horas de trabalho resultam em lindos gif de Dia do Beijo!
Queima calorias, alivia o stress, combate a depressão e proporciona felicidade: eis apenas algumas das vantagens de beijar, uma espécie de «teletransporte para um paraíso», dizem pesquisadores em todo o mundo.
Rute Reizinho, psicóloga com mestrado em sexologia, explicou, em declarações à Lusa, que os beijos apaixonados libertam endorfinas, «substâncias químicas que proporcionam sensações de prazer, euforia, bem-estar».
Para além da mente, a linha também é beneficiada pelo acto. Várias investigações indicam que um beijo ajuda a queimar cerca de 12 calorias e activa 29 músculos.
Beijar faz ainda bem ao coração, uma vez que estimula o ritmo cardíaco e aumenta a tensão arterial.
Quem beija mais tem melhores salários
Mas não é só a saúde que é favorecida pelo beijo, o acto também beneficia a carreira profissional. Uma equipa de médicos e psicólogos alemães da Universidade de Kiel concluíram que aqueles que beijam faltam menos ao trabalho por motivo de doença do que os que não o fazem.
Um beijo pode mesmo salvar vidas, uma vez que, o mesmo estudo provou que quem mais beija, tem menos probabilidades de sofrer acidentes no trabalho. Além disso os mais beijoqueiros ganham 20 a 30 por cento a mais do que os restantes.
Os benefícios não se ficam por aqui: beijar garante ainda uma maior longevidade. De acordo com o mesmo estudo, o beijo pode valer-lhe mais cinco anos de vida.
O beijo na História
Mas nem sempre este acto de carinho, descoberto pelos romanos, foi bem aceite na sociedade.
O sociólogo José Machado Pais, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em declarações à Lusa, lembrou que «por exemplo, os chineses tinham asco em relação aos beijos na boca dados pelos europeus, suspeitando ainda de poderem constituir simulacros de canibalismo».
Com o cinema e a televisão, o gesto desconhecido em algumas sociedades, foi banalizado, tendo sido tomado «como modelo de experimentação», referiu o sociólogo.
O beijo proibido
De acordo com o professor da Universidade de Lisboa, beijar em Portugal nem sempre foi permitido, o acto «chegou a ser proibido na ditadura salazarista».
Hoje, beijar tornou-se algo comum e popular nos quatro cantos do mundo. O gesto conquistou mesmo um lugar especial no calendário: dia 13 de Abril é o Dia do Beijo, um acto saudável, que pode beneficiar até a sua carreira.
FONTE: http://diario.iol.pt/sociedade/tvi24-dia-do-beijo-beijar-saude-carreira/1154405-4071.html
Comentários
Postar um comentário
Seu recadinho me deixa muito feliz....
Obrigadooooooooooooo