quinta-feira, 17 de março de 2011

PARABÉNS PARA MINHA TERRA - ARACAJU A PEQUENA MAIS CHARMOSA DO BRASIL


No dia 17 de março de 1855, Aracaju foi elevada à condição de cidade, roubando da pequena São Cristóvão o posto de capital do estado de Sergipe.
Com 25 Km de praias que se estendem na barra do rio Sergipe ao norte até a foz do rio Vaza-barris ao sul, Aracaju significa cajueiros dos papagaios, sendo a fruta o símbolo da cidade.

Um pouco de história

Aracaju se tornou capital do estado de Sergipe por uma questão estratégica. Seu porto deveria atender às necessidades de escoamento da produção açucareira do Vale do Cotinguiba.
No dia 17 de março de 1855, o povoado é elevado à condição de cidade e capital da antiga província Sergipe Del Rey, se expandindo do alto da colina de Santo Antônio para até as margens do rio Sergipe. O presidente da província, Inácio Barbosa, foi quem sugeriu a mudança.
Nesse mesmo ano, surgem a primeira fábrica de tecidos e a imprensa oficial. Em 1900, iniciam-se obras de pavimentação, embelezamento e saneamento da cidade. E dez anos depois, a capital já era considerada a mais industrializada e o maior centro urbano do estado.
Em 1926, os primeiros bondes elétricos são inaugurados e surgiram os primeiros bairros periféricos que abrigaram a população que veio do interior.
Quarenta anos mais tarde, Aracaju sofreu o segundo grande boom de desenvolvimento com a chegada da Petrobras para extrair as riquezas do solo. As conseqüências foram o aumento da renda per capita e da melhoria no padrão de vida.

FONTE: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/marco/dia-do-aniverssario-de-aracaju.php


Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu recadinho me deixa muito feliz....
Obrigadooooooooooooo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...