Pular para o conteúdo principal

O VALOR DAS COISAS....

Índia com nove filhos pede guaraná e frango assado no Dia das Mães

Lídia Nunes, de 66 anos, diz que renda do artesanato é baixa.
Tribo de Camboinhas, em Niterói, fará ritual para celebrar a data.


família indígena 
A líder indígena Lídia Nunes, de saia estampada, pede frango e refrigerante no Dia das Mães.

Com a pele queimada do sol, cabelos desarrumados e aparentando cansaço, a índia da etnia guarani Lídia Nunes, de 66 anos, não vai receber nenhum presente dos seus nove filhos no domingo (9), no Dia das Mães. A matriarca da tribo que ocupa a praia de Camboinhas, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, tem um desejo inusitado: ganhar guaraná (o refrigerante) e frango assado no seu dia.
“Eu também podia ter um bolo”, acrescentou. Ela tem uma posição de prestígio na tribo, onde cerca de 68 índios moram em ocas e sobrevivem basicamente do artesanato. Eles estão na região desde o início de 2008, quando migraram de Paraty, no Sul Fluminense.
Dona Lídia contou que costumava comemorar a data com um almoço regado a músicas e danças típicas. Na mesa, feijão, milho-verde, aipim, melancia e laranja eram os alimentos mais frequentes. Mas a falta de dinheiro deixou a celebração em segundo plano. Ainda assim, ela afirmou que no domingo haverá algum ritual indígena na aldeia, para não passar o Dia das Mães em branco.
“Viemos para cá porque aqui temos o direito de morar na terra. Mas é difícil porque ninguém ajuda. A gente vende artesanato, mas a renda é pouca”, reclama a índia mais velha.
A filha caçula, Márcia, de 14 anos, adiantou que vai presentear a mãe, mas não revela qual será o objeto. “É surpresa”, disse.
Mãe indígena 
Andréia, com um dos três filhos no colo, disse quegostaria de ganhar 'vestidos da moda'.

Vaidade e consumismo passam longe daquelas mães, que ainda se comunicam na língua tupi-guarani. Iracema Nunes, de 36 anos, filha de Dona Lídia, tem seis filhos e nunca ganhou um presente neste dia, apesar de achar a data importante. “O que conseguir pra mim está bom. Se a gente conseguir dinheiro, a gente vai fazer almoço para todo mundo, com arroz e feijão”, disse ela.
A jovem Luciana Nunes, de 16 anos, neta de Dona Lídia, tem uma filha de 3 anos e também fez um pedido singelo para o seu dia: “Gostaria de ganhar cobertor”, contou.
Com um dos três filhos no colo, a índia Andréia Fernandes, de 23 anos, foi a única que, rindo, deixou escapar um desejo mais “mulherzinha” de presente: “Queria vestidos da moda";

FONTE:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/05/india-com-nove-filhos-pede-guarana-e-frango-assado-no-dia-das-maes.html

Image and video hosting by TinyPic

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMINHO DE MESA - GALINHA ALEGRE

Dicas de como solicitar um brinde através de email ou contato através do site da empresa.

Tem alguns vistantes desse blog que perguntam como conseguir receber tal brinde, dizem que pedem e as empresas negam ou não me respondem, então decidi fazer um tópico de como se dar bem na hora de solicitar um brinde.. * Ao solicitar algo através do site, só escreva o que for solicitado, não informe dados que não são pedidos, como por exemplo, formulários que não pedem endereço você não deve informar seu enderço no corpo da mensagem. * Ao entrar em contato utilize um nome correto, sem apelidos e utilize um e-mail sério e de preferencia que seu nome esteja no contesto, nada como fogosinha@hotmail ou thekiller69@hotmail ou joao.brindes@hotmail * Na hora de solicitar algo, por favor, não maltratem o português, não usem gírias, não usem abreviações como costumam-se usar em conversas no msn. * Sejam educados e perguntem se a empresa envia amostras para a casa dos clientes, não imponha, não obriguem a empresa a te enviar. * De preferencia, não inventem histórias mirabolantes, não inventem na

RISCOS PARA PINTAR - FRUTAS