sexta-feira, 7 de maio de 2010

O VALOR DAS COISAS....

Índia com nove filhos pede guaraná e frango assado no Dia das Mães

Lídia Nunes, de 66 anos, diz que renda do artesanato é baixa.
Tribo de Camboinhas, em Niterói, fará ritual para celebrar a data.


família indígena 
A líder indígena Lídia Nunes, de saia estampada, pede frango e refrigerante no Dia das Mães.

Com a pele queimada do sol, cabelos desarrumados e aparentando cansaço, a índia da etnia guarani Lídia Nunes, de 66 anos, não vai receber nenhum presente dos seus nove filhos no domingo (9), no Dia das Mães. A matriarca da tribo que ocupa a praia de Camboinhas, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, tem um desejo inusitado: ganhar guaraná (o refrigerante) e frango assado no seu dia.
“Eu também podia ter um bolo”, acrescentou. Ela tem uma posição de prestígio na tribo, onde cerca de 68 índios moram em ocas e sobrevivem basicamente do artesanato. Eles estão na região desde o início de 2008, quando migraram de Paraty, no Sul Fluminense.
Dona Lídia contou que costumava comemorar a data com um almoço regado a músicas e danças típicas. Na mesa, feijão, milho-verde, aipim, melancia e laranja eram os alimentos mais frequentes. Mas a falta de dinheiro deixou a celebração em segundo plano. Ainda assim, ela afirmou que no domingo haverá algum ritual indígena na aldeia, para não passar o Dia das Mães em branco.
“Viemos para cá porque aqui temos o direito de morar na terra. Mas é difícil porque ninguém ajuda. A gente vende artesanato, mas a renda é pouca”, reclama a índia mais velha.
A filha caçula, Márcia, de 14 anos, adiantou que vai presentear a mãe, mas não revela qual será o objeto. “É surpresa”, disse.
Mãe indígena 
Andréia, com um dos três filhos no colo, disse quegostaria de ganhar 'vestidos da moda'.

Vaidade e consumismo passam longe daquelas mães, que ainda se comunicam na língua tupi-guarani. Iracema Nunes, de 36 anos, filha de Dona Lídia, tem seis filhos e nunca ganhou um presente neste dia, apesar de achar a data importante. “O que conseguir pra mim está bom. Se a gente conseguir dinheiro, a gente vai fazer almoço para todo mundo, com arroz e feijão”, disse ela.
A jovem Luciana Nunes, de 16 anos, neta de Dona Lídia, tem uma filha de 3 anos e também fez um pedido singelo para o seu dia: “Gostaria de ganhar cobertor”, contou.
Com um dos três filhos no colo, a índia Andréia Fernandes, de 23 anos, foi a única que, rindo, deixou escapar um desejo mais “mulherzinha” de presente: “Queria vestidos da moda";

FONTE:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/05/india-com-nove-filhos-pede-guarana-e-frango-assado-no-dia-das-maes.html

Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu recadinho me deixa muito feliz....
Obrigadooooooooooooo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...